sábado, 19 de março de 2011

Do Grito ao Satélite


De acordo com Antonio Costella no livro "Do Grito ao Satélite" o jornal impresso somente surgiu por volta do ano 1600, um século e meio após o advento da máquina tipográfica, inventada na Europa em meados do século XV.


Jornal significa toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade e variedade de matéria, pouco importando seja ela tipografada ou não, seja impressa ou não.
Podemos dizer que o "Jornal do Poste" ou o "Mural Romano", nos dias atuais seriam muito bem representados como as múltiplas maneiras de informar existentes, como por exemplo, posso citar os sites, blogs, redes sociais, etc. que junto a informação contida em suas páginas, incluem ainda anunciantes, que pagam para ter a vizualização de sua empresa ou serviço alí colocados. O dono da página deixa espaços reservados para que anunciantes interessados possam comprar o local pré-definido ou tags do tipo contato/parcerias para possíveis trabalhos futuros.
Outro exemplo que pode ser dado são as rádios, que tem toda sua programação e seus jornais, mas na maioria das vezes entre uma e outra notícias são colocados "jingles" e "spots" que vendem determinado produto ou prestação de serviço, ressaltando novamente as maneiras utilizadas em outras épocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário